Reprodutibilidade na ciência

A Reprodutibilidade na pesquisa é um dos princípios básicos do Método Científico. Em essência, a execução da pesquisa deveria ser possível de ser reproduzida em outras ocasiões e/ou por outros pesquisadores de forma que os resultados obtidos sejam semelhantes.

O “grau” de reprodutibilidade de uma pesquisa é relativo à área do estudo. A similaridade almejada com replicação de experimentos em Ciências Exatas é diferente quando se trata de experimentos em Ciências Humanas ou Biológicas. No entanto, a Ciência Aberta é fundamental para que esse preceito básico do Método Científico seja atingido.

Para isso, o compartilhamento do protocolo de pesquisa antes do início dos experimentos, a disponibilização de todo o registro  primário referente à condução da pesquisa, e a permissão de acesso a todos os dados brutos gerados pela pesquisa são práticas fundamentais para a garantia da Reprodutibilidade da Pesquisa.

Registro de Protocolos de pesquisa

A Reprodutibilidade na pesquisa passa pela transparência e disponibilização dos protocolos de pesquisa em repositórios de acesso público.

Essa iniciativa foi iniciada por volta do ano 2000, com a lei de obrigatoriedade do registro prévio de protocolos de estudos clínicos pela Food and Drugs administration dos Estados Unidos, e a criação da plataforma clinicaltrials.gov

A partir daí, os mais renomados periódicos em diversas áreas das ciências da saúde começaram a exigir que os protocolos de estudos clínicos fossem registrados antes da inclusão dos primeiros participantes.

Essa tendência se estendeu para as revisões sistemáticas com a criação da plataforma PROSPERO. Atualmente, iniciativas como a Open Science Framework e outras plataformas possibilitam o pré-registro de protocolos de pesquisa de qualquer natureza. Alguns periódicos de acesso aberto também permitem a publicação de protocolos de pesquisa de qualquer natureza. Esse registro prévio é uma iniciativa que deve ser incentivada nas diferentes áreas do conhecimento, e é um mecanismo fundamental para garantir a reprodutibilidade e a transparência no processo científico.

Caderno de laboratório

A reprodutibilidade também está relacionada aos registros detalhados dos passos realizados nas pesquisas. Essa prática é bastante comum em laboratórios, onde os registros são anotados em cadernos físicos que contém detalhes de todos os procedimentos experimentais. Embora esses cadernos sejam uma fonte bastante útil para os integrantes de um laboratório, essa divulgação é restrita.

A evolução natural dessa prática, condizente com os pilares de transparência e reprodutibilidade da pesquisa, e da Ciência Aberta de um modo geral, é o registro e disponibilização dos registros realizados nos “Cadernos de Laboratório”. O uso de plataformas apropriadas para essa finalidade permitem que isso seja feito de forma segura e que esses registros sejam difundidos, tornando a ciência mais reprodutível e transparente.

Compartilhe também o seu caderno de laboratório, clicando no link a seguir:

Iniciativas de Reprodutibilidade na Pesquisa no Brasil e no Mundo